Procurement: o setor que vai além das compras

Supporte Logística | 3 de janeiro de 2019 | Gestão

O setor de compras é vital para uma empresa. Muito além de suprir as necessidades gerais, adquirindo desde matérias-primas até os consumíveis do escritório ou mesmo a contratação de serviços, ele tem papel essencial no desdobramento de todas as atividades do negócio, inclusive na lucratividade.

Com o passar dos anos e a evolução da tecnologia, essa área passou a ser aprimorada e evoluiu muito. Além de comprar, o comprador passou a ter uma função também estratégica nas companhias. Então, mais do que sourcing, que literalmente quer dizer aquisição, passou a fazer o serviço de procurement, que tem origem no latim procurare e quer dizer governar.

Quer entender melhor qual o papel desse novo posicionamento estratégico e ainda ver dicas de como aplicá-lo aí na sua empresa para melhorar os resultados? Nós explicamos para você. Confira!

Procurement

Procurement é uma forma de abastecer empresas (privadas ou públicas) que utiliza métodos mais complexos de aquisição. Ou seja, procurement e compras não são sinônimos, apesar de muitas vezes os dois termos serem usados dessa forma.

Enquanto a compra é apenas a obtenção de um material, o procurement envolve um processo mais longo, um conjunto de etapas, que vai desde a pesquisa de mercado e escolha de fornecedores até o transporte, montagem, armazenagem e fechamento de contratos. Com isso, podemos dizer que ele acaba integrando vários setores da empresa, inclusive o de logística, para formar uma estratégia de abastecimento.

Sendo assim, podemos considerar que ele soma todo o processo de sourcing à diferentes ações que trazem inúmeros benefícios ao negócio. Conheça algumas dessas estratégias eficientes que compõe o procurement e podem fazer diferença na sua empresa:

  • Pesquisa de mercado
    Escolher bons parceiros, que ofereçam matérias-primas modernas, de qualidade, preços competitivos e condições comerciais favoráveis, como opções de pagamento e prazos de entrega, é essencial. Para isso, é preciso fazer uma boa pesquisa de mercado, solicitando cotações e analisando cuidadosamente as informações. Aos poucos, é possível identificar aqueles parceiros que melhor suprem as necessidades do seu negócio.
  • Logística
    A logística também está entre as atribuições do profissional de procurement. Principalmente quando o assunto é transporte, já que esse pode ser considerado um dos principais “termômetros” da satisfação do consumidor. Quando uma compra chega no prazo combinado ou até mesmo antes, é possível estar um passo mais perto de fidelizar esse cliente. Para isso, é preciso reduzir o lead time, estudando, por exemplo, opções diferentes de modais que consigam entregar com maior eficiência o item que você precisa, dentro do tempo necessário e com total controle dos gastos.
  • Gestão de gastos
    Mais que cumprir um orçamento preestabelecido, a área de procurement também pode atuar na otimização do consumo de itens da cadeia de suprimentos da empresa. Por meio do acompanhamento periódico de resultados e estipulação de metas, é possível ter melhor aproveitamento dos suprimentos sem reduzir a qualidade, reduzindo gastos e aumentando os lucros.
  • Registro de compras
    Outro item necessário é o acompanhamento constante para saber se a parceria comercial continua viável, trazendo benefícios. Verificar, por exemplo, a variação dos preços, é um fator entre vários outros que devem ser monitorados a cada nova compra. Esse é um trabalho extenso para ser feito manualmente, mas a tecnologia pode dar uma força, simplificando o processo. Hoje, sistemas são capazes de gravar os últimos valores das cotações, possibilitam que você dê notas, aponte ocorrências e, com isso, faça uma avaliação constante dos fornecedores.
  • Registro de recebimento
    O registro de recebimento é outra etapa importante, que deve ser feita com cuidado. É nessa hora que se confere a quantidade recebida, sempre conforme o pedido de compras, checa-se a qualidade, confirma se os materiais estão de acordo com a descrição da solicitação, certifica-se que o prazo de entrega foi cumprido e não houve nenhuma avaria ou extravio. Simplificando, seria como uma auditoria no momento em que se recebe o produto para identificar se o que foi comprado realmente veio conforme foi acertado com o fornecedor.
  • Cumprimento de requisitos ambientais
    O setor de suprimentos tem papel importante no cumprimento dos processos sustentáveis dentro de uma empresa. Mais do que uma tendência que pode, inclusive, atrair consumidores, essa é uma obrigação. Para isso, é importante conhecer de perto os fornecedores para saber se eles seguem procedimentos que buscam preservar o meio ambiente, como a utilização de matérias-primas recicláveis e transporte em uma frota mais nova, o que reduz a emissão de poluentes, além de diminuir o consumo de combustível.
  • Preocupação com os impactos sociais
    Mais do que cuidar do meio ambiente, a sustentabilidade também se estende às pessoas que estão ao redor. A empresa e também seus parceiros precisam ter cuidado com a comunidade, sabendo de que forma impactam seu dia a dia e buscar forma de minimizar possíveis efeitos negativos que possam causar, como barulho ou poeira em excesso, por exemplo. Outro ponto que também merece ser analisado é se seus fornecedores oferecem boas condições de trabalho aos seus funcionários. Estar ciente sobre todos os envolvidos no processo, direta ou indiretamente, é essencial e uma questão de ética.


Agora você já conhece algumas das as atribuições do profissional de procurement. Está pensando em atualizar o setor de compras da sua empresa e deixá-lo mais estratégico? Então essas são apenas algumas das alternativas que podem ser implementadas para tornar o negócio ainda mais organizado e lucrativo.

Mas, se você quer ir além, temos uma sugestão para você: a logística terceirizada. E com isso, a Supporte pode ajudar! Há 19 anos no mercado, contamos com uma estrutura completa e soluções de ponta a ponta para transformar a logística do seu negócio. Oferecemos serviços personalizados, de acordo com as necessidades da sua empresa, incluindo transporte multimodal, estocagem em armazéns de alto nível, equipamentos modernos, 3PL qualificado e, se desejar, ainda fazemos o e-commerce e marketing digital do seu negócio.

Está esperando o quê? Clique no banner abaixo e solicite agora um orçamento. Nossa equipe está pronta para auxiliá-lo!