A importância de uma logística inteligente para sua empresa

Supporte Logística | 9 de outubro de 2018 | Gestão, Logística

Os processos de logística influenciam significativamente na lucratividade, conquista e manutenção de clientes para uma empresa. Esses processos abarcam um conjunto de estratégias e ações que controlam os recebimentos e entregas de mercadorias, visando realizar tais tarefas de forma cada vez mais rápida e econômica.

Pensar em uma logística eficaz significa evitar desperdício de recursos, atender de forma qualificada ao mercado e ser competitivo em seu nicho comercial. Por isso, os gestores devem investir sempre em melhorias nessa área, buscando uma rotina de entregas de mercadorias inteligente e moderna.

Todas as empresas são obrigadas a lidar, de forma direta ou indireta, com processos de logística, a fim de garantir seus objetivos e resultados. Uma logística otimizada agrega valor aos serviços e produtos da organização e mantém em alta a reputação da marca.

Veremos, a seguir, quais são os processos logísticos básicos de uma organização e como é possível otimizá-los, proporcionando satisfação aos clientes e estimulando uma gestão eficiente e lucrativa.

Atente aos fornecedores

Para começar, uma boa logística exige que as entregas dos fornecedores à empresa sejam cuidadosamente acompanhadas e continuamente avaliadas. Considerar negociações com fornecedores significa lidar com recebimento de mercadorias e gestão de estoque, sem esquecer o cumprimento de prazos e a adequada reposição de artigos. Existem níveis mínimos de estoque que devem ser mantidos para que não haja falta de produtos. É necessário atentar ao fornecimento de matérias-primas dentro dos prazos estipulados, para evitar atrasos e perdas financeiras, além de desgastes e situações inesperadas.

O processo de recebimento de material dos fornecedores é um elo essencial na cadeia de atividades da empresa, e dele depende o atendimento eficaz às demandas de clientes e parceiros. Quebrar esse elo pode interromper o bom andamento do negócio e afetar vários setores, culminando na insatisfação do cliente que incidirá sobre os lucros.

A fim de evitar o descumprimento de prazos e manter um estoque mínimo que permita o bom andamento da empresa, deve-se investir no relacionamento com os fornecedores, comunicando-se com frequência e planejando estratégias para não haver atraso ou avaria de produtos.

Avalie os prazos de sua logística, considerando a aquisição de produtos em regimes de urgência. Evite rotinas que prejudiquem as entregas ao cliente.

Gestão de estoques

Qualquer empresa precisa gerenciar seus o giro de seus produtos minuciosamente, seja pequena, média ou grande. Controle de estoque é um dos pontos mais importantes dos processos logísticos. Saiba entender a demanda dos clientes e compre mercadorias dos fornecedores de acordo com suas reais necessidades e possibilidades administrativas, evitando tanto excessos como desperdícios e investindo seu capital de maneira correta.

Para um controle de estoque eficiente e seguro, sugerimos utilizar uma ferramenta de gestão profissional, com um ambiente centralizado que mostre claramente todos os itens disponíveis, não apenas em termos de quantidade mas também validade e disponibilidade. Isso envolve mensuração dinâmica e precisa de dados, tendo em vista os recursos internos da empresa e a demanda do mercado.

Planeje a demanda

É essencial que a empresa possa prever a demanda do mercado com eficiência, para que obtenha uma adequada gestão de estoques que culmine em lucratividade e redução de desperdícios.

Tenha dados sobre o histórico da demanda de produtos e utilize essas informações para planejar suas compras, monitorando a situação do nicho em que seu negócio está inserido. A partir dessas avaliações, os gestores estarão aptos a criar estratégias de vendas mais inteligentes e com maior competitividade, compreendendo o comportamento do consumidor em determinados períodos do ano e focando nas mercadorias com mais potencial de venda, conforme a época considerada. Novas estratégias são sempre boas alternativas para aumentar a eficiência da gestão de compras e de estoques.

O objetivo deve ser que os itens comprados dos fornecedores atendam às demandas dos clientes, sem sobras ou faltas. Assim, a empresa estará mais apta a entregar as mercadorias nos prazos predefinidos com os clientes e parceiros comerciais.

O transporte

É verdade que o transporte não é a atividade principal de uma empresa – a não ser, é claro, que seja uma transportadora. No entanto, uma organização depende de veículos para levar suas mercadorias aos clientes. Avaliar e monitorar os processos envolvidos nas entregas também são partes cruciais do processo logístico, considerando o cumprimento de prazos estabelecidos com os consumidores.

O atraso nas entregas pode provocar insegurança e desconfiança do consumidor em relação à empresa, e inclusive barrar a fidelização de clientes. Por isso, tome cuidado com cada um dos aspectos da logística, pensando nos recursos necessários para melhorá-los. Analise as rotas, os prazos e o fluxo das entregas.

A cadeia de suprimentos

É fato que os processos logísticos exigem monitoramento de pedidos junto aos fornecedores e consumidores, incluindo transporte, gestão de estoques, previsão de demanda e outros aspectos. O controle deve ser realizado de forma coesa, integrando fornecedores, empresa, clientes e parceiros.

Neste sentido, tem extrema significância o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Isso se refere à gestão da sinergia entre as instituições envolvidas, quer dizer, as engrenagens que, harmonicamente, irão constituir uma logística eficiente. Essas empresas devem ter como objetivos a otimização de resultados e satisfação de clientes, a partir de mútuo fortalecimento.

Uma atuação individualista de cada parte envolvida na logística significa desperdício de tempo e dinheiro. As instituições logísticas podem competir unidas no mercado, desenvolvendo-se com maior eficiência: melhores resultados, menos custos, mais rapidez, menos desperdícios e, por fim, cliente satisfeito e potencialmente fidelizado.

O gestor empresarial deve ter consciência de todas as fases da logística e procurar otimizar cada uma delas, avaliando novos procedimentos e tecnologias que a facilitem e dinamizem, como rotinas integradas, prazos rígidos e segurança. A integração de todas as etapas logísticas pode atender a grandes demandas, propiciando alta competitividade.

Procure um parceiro estratégico para solucionar, de forma integrada, todas as necessidades da logística de sua empresa com vantagens incríveis e qualidade comprovada. A Supporte pode melhorar seus processos de logística com o Full Commerce, que atende tanto a negociações B2B como B2C, unindo transporte, transferência, armazenagem e e-commerce.

O Full Commerce da Supporte tem o diferencial de incluir de forma conjunta os serviços de entreposto, armazenagem, transporte, entrega, controle e CRM. E o melhor: todos os projetos são realizados individualmente, ou seja, a logística é personalizada para cada empresa. Dessa forma sua organização terá melhor custo-benefício, assim como seus consumidores, a partir de uma plataforma completa.

Saiba mais sobre os serviços integrados de logística da Supporte, e otimize a gestão de sua empresa realizando entregas de forma segura e eficiente.