Glossário

A

O que é porto seco?

Porto seco, também conhecido como Estação Aduaneira Interior, EADI ou Dry Port, é um terminal intermodal terrestre. É ligado por estrada, via férrea ou aérea. Esse local, que é um tipo de terminal alfandegário público, são feitos os processos aduaneiros fora do porto organizado, em uma zona secundária, geralmente no interior do Brasil. Eles servem principalmente para aliviar o fluxo em áreas de entrada e saída de mercadorias, como portos, pontos de fronteiras e aeroportos, por exemplo. Nos portos secos são armazenadas essas cargas durante o regime de importação ou exportação até que aconteçam os desembaraços pelos órgãos competentes, já que abrigam uma base da Receita Federal, que é responsável pela parte burocrática de tributação.

O Brasil conta com 63 portos secos, sendo localizados nas seguintes cidades: Brasília/DF, Manaus/AM, Salvador/BA, Simões Filho/BA, Cariacica/ES (4), Anápolis/GO, Betim/MG, Juiz de Fora/MG, Uberaba/MG, Uberlândia/MG, Varginha/MG, Cuiabá/MT, Belém/PA, Recife/PE, Cascavel/PR, Curitiba/PR (2), Foz do Iguaçu/PR, Maringá/PR, Mesquita/RJ, Resende/RJ, Rio de Janeiro/RJ, Itajaí/SC (2), São Francisco do Sul/SC, Barueri/SP, Bauru/SP, Campinas/SP (2), Franca/SP, Guarujá/SP, Guarulhos/SP (2), Jacareí/SP, Ribeirão Preto/SP, Santo André/SP, Santos/SP (4), São Bernardo do Campo/SP (2), São José do Rio Preto/SP, São Paulo/SP (3), São Sebastião/SP, Sorocaba/SP, Suzano/SP, Taubaté/SP, Canoas/RS, Caxias do Sul/RS, Jaguarão/RS, Novo Hamburgo/RS, Santana do Livramento/RS, Santa Maria/RS, Cruz Alta/RS e Uruguaiana/RS. O último é considerado o maior da América Latina e o terceiro maior do mundo.

Portos secos na importação

Em processos de importação, os portos secos têm como funções principais:

  • Expedição das mercadorias vindas do exterior após o desembaraço aduaneiro.
  • Movimentação e armazenagem das cargas retiradas de containers (mercadorias desunitizadas).
  • Pesagem, conferência e contagem de mercadorias.
  • Pesagem de containers e veículos.
  • Recebimento de mercadorias ou bagagens que estão em trânsito aduaneiro.

Portos secos na exportação

Os portos secos também possuem um papel importante para o despacho de mercadorias para a exportação. Veja algumas das atividades desempenhadas:

  • Recebimento de containers vazios para a posterior utilização com cargas.
  • Admissão de mercadorias que serão exportadas após o desembaraço aduaneiro.
  • Pesagem de veículos e containers.
  • Movimentação e armazenagem de mercadorias para colocação em containers.

Benefícios dos portos secos

Os portos secos oferecem diversas vantagens. Mais que apenas um local de armazenamento, hoje eles possuem avançadas tecnologias que permitem melhor gerenciamento da logística aduaneira, sendo capazes de receber as mercadorias, fazer a etiquetagem, separação, preparação e distribuição. Além disso, conseguem integrar melhor os outros meios de transporte, pois possuem infraestrutura apropriada – fácil acesso a portos, aeroportos e rodovias importantes, por exemplo.

Como contam com menor volume de mercadorias, já que não envolvem os serviços operacionais comuns em portos, por exemplo, ainda possibilitam que os trâmites sejam feitos com mais agilidade, diminuindo o tempo de armazenagem. Os serviços também acabam sendo mais baratos se comparados a portos e aeroportos. Números que chegam a 30% no primeiro caso e surpreendentes 90% no segundo.

Procurando apoio para a logística da sua empresa?

A Supporte tem a infraestrutura completa que a sua empresa precisa! Além de um porto seco na cidade de Uberlândia, contamos com armazéns gerais estrategicamente localizados, entrepostos da Zona Franca de Manaus em duas cidades (Ipojuca/PE e outro também em Uberlândia/MG), transporte rodoviário, aéreo e cabotagem com alcance nacional, mais de 200 docas para recebimento e expedição simultâneas, 70.000 m² para área total de containers e 120.000 m² para armazenagem total.

Entre em contato e nossa equipe
especializada irá ajudar você a encontrar
a solução que o seu negócio precisa.
Clique aqui e fale conosco agora.

Ligue +55 (34) 3228-9500

Supporte.
Solução de ponta a ponta
para a sua empresa.

Fale agora com a Supporte

Atenção: Para enviar o seu Currículo, clique aqui.