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O que são modais de transporte?

O que são modais de transporte?

Modais de transporte são os modos de se realizar a locomoção de uma carga, ou seja, os tipos de transporte. Hoje, contamos com cinco possibilidades: modal rodoviário, modal ferroviário, modal hidroviário, modal dutoviário e modal aeroviário. Todos os tipos apresentam vantagens e desvantagens, mas geralmente a escolha é determinada pela carga que será deslocada. Conheça um pouco mais sobre as características de cada um deles.

Modal rodoviário

O modal rodoviário é o mais utilizado no Brasil. Segundo a Confederação Nacional dos Transportes, mais de 60% das empresas optam por esse tipo de transporte. Essa opção começou a se tornar mais comum na década de 1950, quando as indústrias automobilísticas começaram a se instalar no país e as rodovias começaram a ser pavimentadas. Pelas estradas, ruas ou rodovias, caminhões e carretas levam todo tipo de carga, de grãos até produtos de alto valor agregado, e a possibilidade de criar rotas mais flexíveis em prazos razoáveis e com preços competitivos faz com que esse tipo de modal ainda continue representando maior parte do transporte terrestre. Se estiver procurando carretas para locação, entre em contato com a Vialoc. Equipamentos novos e revisados com preço competitivo.

Vantagens:

  • Rotas mais flexíveis.
  • Deslocamento rápido em curtas distâncias.
  • Acessibilidade, já que consegue alcançar até mesmo os locais mais afastados.
  • Menor burocracia na hora de emitir a documentação necessária para o transporte.
  • Contratação mais fácil e ágil.

Desvantagens:

  • O custo muitas vezes acaba sendo elevado quando consideramos o valor do combustível, pedágio e ainda manutenção dos caminhões, que pode acabar tendo uma maior frequência por conta do estado precário de algumas estradas.
  • Tempo maior para deslocamento de cargas em grandes distâncias.
  • Capacidade de carga limitada.
  • O risco é elevado pela possibilidade de assaltos e acidentes na estrada, por exemplo.

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Modal aeroviário

O modal aeroviário é feito por aviões e utilizado por empresas que precisam de segurança e agilidade no deslocamento de suas mercadorias. É uma boa opção para transporte de itens perecíveis ou de alto valor agregado, que precisam ser transportados por longas distâncias de forma rápida.

Vantagens:

  • Por não sofrer influência do trânsito ou questões geográficas, permite o transporte em distâncias grandes em um tempo bem reduzido quando comparado aos demais.
  • Menor necessidade de movimentação de cargas durante o processo.
  • A emissão dos documentos necessários é rápida.
  • Geralmente os aeroportos estão próximos a grandes centros urbanos e regiões metropolitanas.

Desvantagens:

  • Existem limites de tamanho, peso e quantidade para a carga.
  • Custo elevado.
  • Requer a combinação com outro modal, como o rodoviário, por exemplo, para que chegue ao destino final.
  • Alto investimento em infraestrutura.
  • Não é possível transportar produtos a granel.

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Modal ferroviário

O modal ferroviário – feito pelas estradas de ferro, com o auxílio de locomotivas e vagões – é muito utilizado para transportar cargas volumosas por grandes distâncias até um destino fixo. Os trens geralmente são compostos por 100 vagões, sendo que cada um deles tem capacidade para cerca de 70 toneladas. Hoje, o Brasil conta com aproximadamente 30 mil quilômetros de linhas férreas. Os principais produtos carregados pelo modal ferroviário no país são grãos, minério de ferro, fertilizantes, derivados de petróleo, mercadorias agrícolas e produtos siderúrgicos.

Vantagens:

  • Baixos custos (sem pedágios, combustível mais barato e sem taxas).
  • Carrega cargas pesadas e volumosas.
  • Percorre grandes distâncias.
  • Baixo nível de acidentes, portanto é mais seguro para o transporte das cargas.

Desvantagens:

  • Tem rotas fixas, não sendo possível sair da rota ou parar onde desejar.
  • Geralmente depende de outro modal para finalizar o transporte.
  • Necessidade de transbordo, o que aumenta o manuseio e, consequentemente, o risco de avarias.
  • Rede ferroviária limitada no país.

Modal aquaviário

O modal aquaviário ou hidroviário pode ser feito por rios, conhecido como fluvial, por mares, também chamado de marítimo, ou ainda por lagos, que recebe o nome de lacustre. Quando o transporte é feito entre portos de um mesmo país ou em distâncias pequenas, em águas costeiras, recebe o nome de cabotagem. O país tem uma rede hidroviária economicamente navegada de aproximadamente 22 mil quilômetros, sendo que possui uma costa navegável com 8,5 mil quilômetros.

Vantagens:

  • Baixo custo de transporte, manutenção e implantação (quando usado um leito natural).
  • Permite que sejam transportadas grandes quantidades de carga por longos percursos.
  • Baixo impacto ambiental.

Desvantagens:

  • Transporte lento.
  • Sofre influência das condições climáticas.
  • Custos de implantação podem ser elevados quando existe a necessidade de construção de uma infraestrutura especial, como uma barragem, canal ou eclusa.
  • Baixa flexibilidade.
  • São necessários diversos documentos para o transporte hidroviário.

Modal dutoviário

No modal dutoviário, o transporte é feito por tubos e dutos. Eles podem ser aparentes, submarinos ou subterrâneos. É utilizado principalmente para cargas perigosas, como petróleo e gás natural. Pode ser executado a partir da inserção de pressão de forma controlada dentro do duto. Ainda não é muito usado no Brasil.

Vantagens:

  • Alta capacidade de carga.
  • Pode ser usado para o transporte em longas distâncias.
  • Possui baixo custo operacional.

Desvantagens:

  • Investimento alto para iniciar a operação.
  • Risco de acidentes ambientais alto, por isso necessita de atenção constante.
  • Trajeto fixo.

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