Glossário

A

O que é carga?

Carga é um conjunto de mercadorias, podendo ser produtos finalizados ou matéria-prima para a fabricação de novos itens, que serão transportadas. Esse deslocamento pode ser feito de diferentes formas, dependendo do modal escolhido: rodoviário, aeroviário, ferroviário, hidroviário ou dutoviário. Para auxiliar na escolha, deve-se sempre levar em consideração o tipo da carga, ou seja, o que está sendo transportado. Conheça alguns exemplos:

Carga seca
É chamada de “carga seca” toda aquela que não é considerada perecível, sendo que seu transporte poderá ser realizado independente da condição climática (chuva, sol, frio ou calor) ou período (dia ou noite), pois não sofrerá danos. São alguns dos vários itens que se enquadram nesse tipo de carga: ferragens, tijolos, madeiras e encanamentos. Entram nessa lista também alguns tipos de alimentos, que podem ser transportados em carretas baú, por exemplo.

Uma carga seca pode ser acomodada em embalagens como caixas, fardos e sacas. Muitas vezes elas ainda são colocadas em paletes para facilitar todo manuseio, sendo mais simples para carregar na origem e descarregar no destino final.

Carga a granel
Cargas a granel são aquelas que não são encaixotadas ou ensacadas, podendo ser sólidas ou líquidas. No primeiro caso, os exemplos mais comuns são a soja, o arroz e o milho, que geralmente são transportadas em carrocerias abertas, chamadas de graneleiras. Já a carga líquida, pode ser composta por itens como água potável (caminhão pipa), sucos e leite, sendo que para os dois últimos é necessário que a carroceria seja refrigerada para evitar que o produto estrague com o calor.

Carga frágil
Como o próprio nome diz, carga frágil é aquela que precisa de um cuidado especial para evitar danos durante o transporte. São produtos como vidros, louças e espelhos, por exemplo, que precisam ser embalados de maneira adequada, protegidos por itens especiais (plástico bolha e isopor) e ainda colocados em caixas devidamente sinalizadas para minimizar a possibilidade de quebrarem.

Procurando carretas para locação?

Conte com a Vialoc! Temos carretas baú, sider
e porta-container novas e revisadas, prontas
para pegarem a estrada. Alugamos para todo
o Brasil. Entre em contato com a nossa
Central de Locações e solicite um orçamento agora!

Fale conosco

Cargas perigosas

Cargas perigosas são compostas por produtos que podem trazer algum risco ao meio ambiente, saúde ou à segurança pública. Esse tipo de item deve ser transportado em caminhões específicos para essa finalidade, que devem apresentar identificação para sinalizar a classificação do risco. São exemplos de cargas perigosas: explosivos, substâncias tóxicas, infectantes, materiais radioativos, corrosivos, líquidos e sólidos inflamáveis. O gás natural é outro item que pode ser ser considerado esse tipo de carga. No Brasil, é comum que esse produto seja conduzido por dutos (modal dutoviário), pois é uma forma mais segura e com baixo custo operacional.

Carga frigorífica

Esse tipo de carga pode ser perecível, como laticínios e frutas, ou congelados, como carnes. São extremamente frágeis e exigem cuidado extremo no transporte, que costuma ser mais caro. No primeiro caso, não é possível fazer um grande deslocamento com esse tipo de produto, já que há o risco de estragar. Para manter sua temperatura ideal, a carga passa por um processo de refrigeração sem formação de gelo e, em seguida, é colocado em um caminhão baú próprio para essa finalidade.

Já no caso da carga congelada, produtos como cortes de frango, bovinos e peixes, passam por um processo de redução da temperatura até que exista a formação do gelo. Geralmente esse tipo de carga tem frete mais caro, já que requer muito cuidado no armazenamento e atenção às condições de temperatura, além de exigir um investimento mais alto para a compra do equipamento de refrigeração (caminhão baú frigorífico), que acaba também consumindo mais combustível nesse caso, e também impõe a responsabilidade, uma vez que o produto deve ter a conservação perfeita, mantendo a temperatura até chegar ao destino final.

Carga indivisível

Uma carga indivisível é aquela que geralmente possui grande porte e exige um veículo apropriado e liberação especial para o deslocamento, já que tem dimensões acima do que é estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro. Grandes máquinas ou mesmo peças, como hélices de turbinas eólicas, fazem parte dessa categoria.

Carga de valor

Produtos especiais, como barras ou objetos de metais ou pedras preciosas, exigem um cuidado especial na hora do transporte, sendo consideradas “cargas de valor”. Geralmente, o transporte exige uma série de itens para garantir a segurança, como blindagem e vigilância.

Carga viva

O transporte de animais vivos, como bois, cavalos, porcos e galinhas, é considerado “carga viva”. Para isso, é necessário o uso de carrocerias especiais, como a boiadeira, que permite a circulação do ar, ou ainda containers apropriados, que contam com sistema de ventilação especial. Esse tipo de transporte costuma exigir documentação específica e algumas exigências, como vacinação contra algumas doenças ou quarentena, que pode variar de acordo com o destino. Por isso, é importante se informar quais são as particularidades na sua região e também destino antes de pegar a estrada.

Mudanças

Esse é um dos tipos de transporte mais conhecidos. É utilizado para o carregamento de móveis, eletrodomésticos e outros itens que estão em casas ou empresas durante o processo de mudança. O recomendado é que esses itens sejam levados em caminhões baú, evitando danos pela exposição à chuva ou sol em excesso.

Para alugar carretas,
conte com a Vialoc!

Frota nova e revisadas. Atendemos todo
o Brasil. Entre em contato com a nossa
Central de Locações e solicite um
orçamento agora!

Fale conosco

Ligue +55 (34) 3228-9500

Supporte.
Solução de ponta a ponta
para a sua empresa.

Fale agora com a Supporte

Atenção: Para enviar o seu Currículo, clique aqui.