Glossário

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O que é B2B e B2C?

As expressões B2B e B2C determinam o tipo de cliente para que um produto ou serviço é destinado. No caso do B2B (Business to Business), as transações são feitas entre duas empresas. Ou seja, uma empresa que presta serviço ou vende algo para outra. Já o B2C (Business to Commerce) é o oposto. Nesse caso, a venda é feita para o consumidor final, tendo como objetivo apenas o consumo.

B2B

Nas vendas B2B, o consumidor é uma outra empresa. Nesse caso, geralmente as relações acabam sendo mais duradouras, já que é normal que trabalhem em parceria, negociando uma melhor relação de valores, prazos e condições especiais, não apenas pela necessidade momentânea.

Então, para aquelas empresas que buscam focar no comércio B2B, é importante especialização, conhecendo muito bem seus produtos e também o perfil de seus clientes, sempre trazendo formas de melhorar a relação custo-benefício, uma vez que essa compra não é realizada por impulso e, para a empresa compradora, as melhores condições certamente irão pesar na hora da decisão, pois cada economia feita representa melhor lucratividade no final das contas.

Para ajudar a fechar bons negócios, é sempre importante preparar bem a equipe de vendedores para que consigam ser mais convincentes, além de também apelar para o apoio visual para que os clientes entendam qual o diferencial da sua empresa, como gráficos e apresentações que mostrem vantagens concretas de optar pela sua empresa.

Exemplos de operações B2B:

Revenda: indústria que vende para um distribuidor ou ainda uma revenda que vende para um lojista.
Consumo: uma empresa vende produtos consumíveis, como materiais de escritório, para uma outra empresa.
Transformação: indústria vende matérias-primas para outras indústrias que utilizarão o material em seu processo produtivo.

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B2C

No caso do B2C, a venda é feita diretamente ao consumidor final, no varejo. Diferente do B2B, ela geralmente é motivada também pelo impulso, não somente pela necessidade. Com isso, é mais difícil fidelizar o consumidor, sendo um desafio para as empresas tentarem alcançar o máximo de pessoas para obter mais sucesso nas vendas. Investir em uma comunicação assertiva nas redes sociais, dialogar com o cliente, trazer novidades e estar próximo podem ser algumas das várias estratégias necessárias para fidelização.

O lojista, indústria ou mesmo atacadista que opta por esse modelo não tem outra alternativa a não ser conquistar o cliente. Por isso, é importante conhecer bem seu público-alvo para tentar cada vez mais oferecer soluções customizadas, que façam mais que atender sua necessidade, mas que surpreendam. Nesse caso, uma experiência de compra positiva, desde o bom atendimento na loja até o pós-venda é essencial.

Exemplos de operações B2C:

  • Lojas que vendem materiais diversos, de equipamentos eletrônicos até alimentos, para o consumidor final.
  • Redes atacadista, distribuidores ou indústrias que vendem produtos para pessoas físicas.

Outros tipos de negócio

Algumas pessoas não conhecem, mas existem outros modelos de transações comerciais além do B2B e B2C. Conheça algumas dessas siglas:

B2E:
Business to Employee. Nesse caso, a venda é realizada por uma empresa a um funcionário, geralmente com condições comerciais melhores que para o restante do público, como por exemplo preços diferenciados.

B2G:
Business to Government. Aqui a empresa vende para o governo (nacional, estadual ou municipal). Geralmente esse tipo de transação tem algumas particularidades, como a participação em licitações.

B2B2C:
Business to Business to Consumer. Nesse negócio, uma empresa faz negócio com outra empresa, porém visando a venda para o consumidor final. O comprador escolhe o produto em um revendedor, por exemplo, mas quem realiza a venda é uma distribuidora, ficando o revendedor com uma parte do valor pela transação. Assim, o lojista não precisa ter um estoque, não tem risco de crédito e não se preocupa com a logística, ficando focado na parte comercial.

C2C:
Consumer to Consumer. Transação entre duas pessoas físicas. É muito comum em sites de bazar e vendas on-line, onde qualquer interessado pode anunciar o que deseja, de livros e roupas até carros ou materiais esportivos.

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