Glossário

A

O que é averbação?

Em logística, averbação é um dos processos burocráticos para o transporte de uma carga. Na averbação, é feito um seguro para que o embarcador e transportador estejam resguardados em caso de danos, acidentes ou furtos, permitindo que o primeiro seja reembolsado e não tenha que arcar com prejuízos. A contratação da apólice é feita por parte da transportadora, que deve sempre buscar uma empresa idônea. Esse é um processo obrigatório para todos os transportes realizados dentro do Brasil.

Uma das informações mais importantes para a averbação é o valor da carga, já que é com base nisso que a seguradora vai ressarcir os prejuízos causados pelo sinistro. A cobertura será de acordo com o que foi apresentado no documento. Por isso, é preciso ter muito cuidado ao fazer o processo para que tudo saia corretamente. Muitas empresas optam por usar sistemas eletrônicos com o objetivo de fazer o intercâmbio eletrônico de dados entre transportadora e seguradora, otimizando assim o procedimento e reduzindo significativamente os erros que poderiam acontecer caso o processo fosse feito por uma pessoa manualmente.

Como fazer a averbação de uma carga?

A averbação da carga pode ser feita de forma manual, no site da companhia seguradora escolhida, preenchendo os dados em um formulário do site ou ainda com planilhas e arquivos de texto. Existe também a possibilidade de fazer o processo de forma eletrônica, com a integração do sistema de gestão de transportes da seguradora com a transportadora.

Dados necessários para a averbação:

  • Valor da carga transportada
    Essencial para a seguradora ressarcir os prejuízos em caso de sinistros durante o transporte.
  • Número da apólice de seguro
    Confirmará se a averbação foi feita e permitirá a cobertura de danos pelo seguro.
  • Número do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e chave de acesso
    Comprovam a rota do veículo e a natureza da carga transportada (perecível, perigosa, frágil, etc).
  • Dados do veículo que fará o transporte e do motorista que conduzirá o caminhão
    São importantes pois, caso exista alguma divergência entre as informações do transportador e seguradora, essas informações confirmarão que a carga foi levada efetivamente por determinado veículo e motorista.

RCTR-C

Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (RCTR-C) é o nome dado à averbação e ao seguro obrigatório do transportador. Ele garante que o transportador que atua em rodovias receba o reembolso de indenizações que tiveram que ser pagas ao embarcador por prejuízos causados por danos nas cargas que foram transportadas. Nesse caso, o transportador reembolsa o embarcador e a seguradora deve ressarcir o transportador. Dessa forma, as perdas acabam se anulando. Além de uma forma de proteger os que estão envolvidos no negócio, a averbação é necessária para cumprir as exigências da legislação, sendo assim, nenhuma carga pode ser transportada sem que todos os conhecimentos tenham sidos repassados à seguradora.

Benefícios de fazer a averbação da carga

Como é possível perceber, apesar de ser uma obrigação da transportadora, a averbação da carga traz inúmeras vantagens para todas as partes envolvidas no processo. A primeira delas, sem dúvidas, é a segurança no processo de transporte, já que, com a carga segurada, a transportadora está protegida de prejuízos em caso de qualquer imprevisto durante o deslocamento, uma vez que a mercadoria é de responsabilidade dela enquanto estiver em sua posse. Assim, as perdas financeiras são bastante minimizadas. Além disso, ao optar por fazer o processo correto de acordo com a legislação, a empresa também reduz problemas com a fiscalização, já que é comum que os caminhões sejam parados para verificação e qualquer divergência pode acabar em penalidades para transportadora e embarcador.

Procurando as melhores
soluções em logística?

Conte com a Supporte para ajudar a encontrar
o que o seu negócio precisa. Nossa equipe
especializada está pronta para oferecer
sempre o que há de mais moderno para
otimizar os processos e preparar sua empresa
para os desafios do mercado.
Entre em contato conosco e saiba mais!

Fale com a supporte

Ligue +55 (34) 3228-9500

Supporte.
Solução de ponta a ponta
para a sua empresa.

Fale agora com a Supporte