Glossário

A

O que é armazém?

Armazém, também conhecido como warehouse, é um espaço físico coberto em que é depositada uma grande quantidade de produtos acabados, semi-acabados ou matérias-primas. Esses ambientes são extremamente importantes para o escoamento de mercadorias, por isso geralmente contam com uma estrutura organizada para que seja possível fazer a estocagem, conservação, controle, separação e preparação, onde os produtos são personalizados, acabados, embalados e rotulados, além da expedição.

As instalações podem variar muito de acordo com a necessidade de cada empresa, com formas e especificidades diferentes.

Armazém geral

Armazém geral ou armazém público é um espaço operado por uma empresa que presta serviços de operações logísticas a terceiros. Ou seja, sua atividade é o serviço de recebimento, armazenagem, manutenção, conferência, embalagem e outros serviços relacionados, sendo que recebe uma remuneração por tarifa estipulada previamente.

Armazém privado

Armazém privado é um depósito em que uma empresa coloca seus próprios produtos. A vantagem desse tipo de espaço é que a empresa tem mais autonomia, possibilitando melhor controle e flexibilidade, podendo ajustar os procedimentos de acordo com suas necessidades específicas. Pode ser utilizado para a estocagem de matérias-primas, peças acabadas ou semiacabadas, produtos sobressalentes ou para abastecimento, além de recepção e distribuição de mercadorias.

Armazém alfandegado

Armazém alfandegado ou armazém geral alfandegado é um espaço em que as empresas colocam estocadas suas mercadorias importadas ou destinadas para exportação até a finalização do desembaraço alfandegário, sendo da responsabilidade do armazém o cumprinento das leis e normas fiscais vigentes.

Armazenagem: própria ou terceirizada?

Como você já pôde ver, algumas empresas optam por ter uma estrutura de armazém independente, seja ela própria ou locada, tendo a responsabilidade de cuidar de todos os detalhes que envolvem essa operação. Mas além dela, existe a opção de terceirizar esse serviço, onde uma empresa é contratada para cuidar da armazenagem.

Supporte Logística

A solução completa que a sua empresa precisa!

  • Armazéns gerais estrategicamente localizados.
  • Armazém alfandegado fácil acesso ao mercado externo.
  • Entrepostos da Zona Franca de Manaus em Ipojuca (PE) e Uberlândia (MG).
  • Mais de 200 docas para recebimento de expedição simultâneas.
  • Transporte com alcance nacional (cabotagem, rodoviário e aéreo).

Conheça mais sobre nossos serviços e solicite um orçamento.

Fale conosco

Picking

Independente do tamanho, tipo ou volume do estoque que é colocado em um armazém, a separação e preparação dos materiais pode ser complicada quando não há organização. O picking, também conhecido como ordem picking, que é todo o processo, desde o recebimento do pedido, até a embalagem e despacho para a transportadora, fica muito mais simples quando uma estratégia correta é aplicada. Não somente a empresa ganha com isso, com a otimização do tempo, mas também os clientes, que vão receber o produto mais rápido, o que acaba novamente sendo bônus para o fornecedor, já que a chance de fidelização é maior ainda.

Se você não conhece esse processo, saiba que ele pode funcionar de quatro maneiras isoladas (discreto, onda, zona ou lote) ou ainda como uma mistura entre essas estratégias. No picking discreto, uma pessoa é responsável por todo o processo de separação de um único pedido por vez. Já na operação denominada “onda”, os pedidos são acumulados e feitos em períodos determinados do dia. Para o picking de zona, o estoque é dividido por tipos de produtos. Por último, no processo por zona, uma determinada quantidade de pedidos é acumulada antes da separação.
Para implantá-lo, o primeiro passo é dar atenção à organização do espaço, que deve estar limpo, bem sinalizado e com os itens mais vendidos com maior facilidade de acesso, em locais mais visíveis. O mapeamento do estoque também é essencial, uma vez que com ele, por meio de códigos de barra, é possível localizar um produto muito mais rápido. Para isso, é importante ter um bom e alinhado sistema, que também ajudará também a ver o que realmente tem no armazém, o que precisa ser reposto, o que pode se tornar obsoleto ou vencer, etc.

Supporte

Logística de ponta a ponta.
A solução completa para o seu negócio.

Solicitar um orçamento

Ligue +55 (34) 3228-9500

Supporte.
Solução de ponta a ponta
para a sua empresa.

Fale agora com a Supporte

Atenção: Para enviar o seu Currículo, clique aqui.