Glossário

t
  • O que é tacógrafo?

    Instrumento que registra os movimentos e velocidades de um veículo.
  • O que é taquímetro?

    Aparelho que mede a velocidade (rotações) de máquinas ou veículo. Também conhecido como tacômetro.
  • O que é tara?

    Tara nada mais é que o peso do próprio veículo sem a sua carga. Estão inclusos no valor da tara a carroceria, o chassi e a mecânica, além do combustível (no mínimo 90% do tanque), ferramentas, acessórios do caminhão (defletores de ar e equipamento de som), itens de segurança obrigatórios (triângulo e macaco, por exemplo), extintor de incêndio, fluidos (líquido de arrefecimento e óleos de freio, lubrificante e da direção hidráulica), pneus e estepes calibrados. A tara é expressa em quilogramas. Ao se pesar um veículo carregado, é comum subtraí-la para descobrir o peso total da carga.
    De acordo com o artigo 117 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso de uma plaqueta indicando a tara é obrigatória em veículos de carga e também em coletivos de passageiros, como ônibus. Essa informação deve estar em local facilmente visível. A inscrição indicativa pode ter o peso bruto total (PBT), peso bruto total combinado (PBTC) ou capacidade máxima de tração (CMT) e mostrar também a lotação.
    A responsabilidade pela inscrição é do fabricante ou implementador, ou seja, todos os modelos fabricados após a data da resolução - 29 de agosto de 2008 - devem ter essa plaqueta. Veículos de carga devem tê-la na coluna, bem como na parte inferior do assento ou painel de instrumentos, além de outra que pode estar na superfície interna ou na borda de qualquer porta.
    No caso dos reboques, semi-reboques e implementos montados sobre o chassi, ela deve ser feita na parte externa do implemento ou carroçaria, sempre na lateral direita.
    Quem descumpre essa determinação comete uma infração considerada grave, pode ser multado e ainda ter o veículo apreendido.
  • O que é toco?

    Caminhão ou cavalo mecânico com somente dois eixos (dianteiro e traseiro).