Glossário

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  • O que é omnicanal?

    Omnicanal ou omnichannel é uma estratégia que combina os canais na comunicação com o cliente, sejam eles online (chat, mídias sociais e aplicativo, por exemplo) ou offline (loja física, call center, etc).
    Muito falado nos últimos tempos, esse modelo de negócio não é apenas a unificação do espaço comercial e virtual ou múltiplas formas de contato entre a empresa e o consumidor, mas a experiência positiva, sem barreiras ou dificuldades. Independente de estar usando um meio isoladamente ou combinando várias opções ao mesmo tempo, faz com que o consumidor não sinta diferença entre elas. Ou seja, a integração completa entre a empresa e as pessoas.
    Essa é a evolução do multicanal, focada especialmente na satisfação do cliente, que aqui se torna o centro das atenções. A intenção principal é que ele tenha uma excelente percepção da experiência com a marca, sentindo a facilidade de acesso, enquanto para as empresas essa é uma chance de conhecer melhor o comportamento de seus consumidores, suas preferências, queixas e também feedbacks positivos.
    Para adotar a experiência omnicanal em um negócio, é preciso pensar primeiro na integração de todas as áreas - física e digitalmente. E isso inclui não só o marketing, atendimento, visual e funcionamento de todos os sistemas tecnológicos, como também a logística para que todos os processos ocorram de forma uniforme e sem complicações.
    > Desafios e revolução: como a operação omnichannel impacta na logística?