Logística para e-commerce: aposte em serviços personalizados

Supporte Logística | 24 de setembro de 2018 |

Apesar do momento difícil da economia brasileira, o e-commerce não para de crescer no país. Segundo dados da ABComm, em 2018 o comércio eletrônico cresceu 12% em relação ao ano anterior, atingindo um faturamento de R$ 59,9 bilhões. Em 2017 foram 203 milhões de pacotes enviados pelas lojas virtuais, com tíquete médio de R$ 294. Eletroeletrônicos lideram o valor médio das compras, seguidos por óticas e acessórios automotivos.

A pesquisa da ABComm ainda revelou que o principal motivador das compras na Internet é o Google, o qual origina 52% dos pedidos. Porém, outras plataformas como Criteo e Buscapé também são decisivas para a realização das compras online, assim como o e-mail marketing e as redes sociais.

A partir desta grande expansão do comércio eletrônico no Brasil, o setor de logística tem ganhado novos desafios, com volume recorde de entregas nos mais variados locais do território nacional. Pensando nisso, a Supporte desenvolveu um eficiente sistema para facilitar a logística do comércio online, baseado em serviços personalizados. Vamos conhecê-lo melhor a seguir.

Perspectivas do e-commerce no Brasil

Levando em consideração os dados apresentados, não se pode deixar de considerar a questão da logística neste crescente cenário do e-commerce, tanto em relação às operações internas da empresa quanto ao processo de entrega. Uma boa experiência de compra está intrinsecamente ligada a uma boa logística.

O setor de logística

É fato que os compradores estão cada vez mais exigentes com os serviços prestados no comércio eletrônico. A quantidade de reclamações dos clientes tem aumentado. Nos últimos anos, as lojas online vêm tentando otimizar seu serviço de entrega, reduzindo custos e aumentando a satisfação dos clientes. Mas, de acordo com a ABComm, 61% das lojas virtuais definem o atraso das entregas como seu maior obstáculo, o que representa um número preocupante.

É necessário considerar, em se tratando de logística, a diferença entre o varejo físico e o varejo eletrônico. No caso das vendas presenciais, deve-se manter um largo estoque a fim de atender os pedidos diretos para diferentes regiões, o que demanda mais custo e mais tempo.

No e-commerce, o lojista pode recorrer a centros de distribuição regionais, conforme a área de atuação de sua empresa. Existem diferentes formas de as lojas virtuais lidarem com o estoque: podem manter estocados somente os produtos que tiverem maior giro, ou utilizar outras alternativas, como cross-docking (entrega sob demanda) e drop shipping (a entrega é realizada diretamente do distribuidor para o cliente). A segunda opção é uma iniciativa promissora, pois diminui os custos, permite maior quantidade de produtos disponíveis e facilita a reposição. Há, ainda, o pick-up in store, que é a compra online retirada diretamente na loja física.

É importante que os estoques físico e virtual estejam integrados nas lojas, de forma que se possa tanto retirar o produto no estabelecimento físico como recebê-lo em casa.

A logística possui alto impacto nas vendas do e-commerce, por isso deve ser planejada e gerida com eficiência.

Processo logístico de e-commerce

Novos desafios da logística no e-commerce

Os maiores objetivos da logística do comércio eletrônico devem ser uma equipe enxuta, mas com alta produtividade, e a redução de prazos e custos. Um dos grandes problemas enfrentados pelo setor é a pouca disponibilidade de transportadoras que façam entregas de lojas virtuais em todo o país, com valores acessíveis e boa qualidade.

No e-commerce, as entregas são fragmentadas em muitos destinos, por isso a loja precisa estar atenta ao gerenciamento de rota, a fim de reduzir custos e cumprir prazos. É aconselhável investir em um sistema de informação que proporcione visibilidade e rastreabilidade dos pedidos, coordenando a disponibilidade de produtos junto aos fornecedores.

Uma dica para a otimização da logística no e-commerce é a realização de treinamentos com a equipe de logística interna. Outra possibilidade é o monitoramento da produtividade, da qualidade e do investimento em desenvolvimento de profissionais e infraestrutura. Transportadoras devem ser contratadas conforme as particularidades de cada produto da loja virtual: leve, normal ou pesado, considerando também as áreas de atuação da transportadora.

Full service

O full service e-commerce é um serviço que oferece vantagens em relação aos custos e à gestão empresarial, pois vários clientes podem ser atendidos em uma mesma infraestrutura e ela se torna otimizada.

Uma empresa de full service permite que plataforma, hospedagem, gestão financeira, marketing digital, televendas, controle de estoque e logística componham uma única estrutura que planeja, cria, executa e desenvolve a gestão total da empresa. Algumas empresas adotam a solução completa, outras, apenas serviços específicos.

Na Supporte, temos a solução logística completa para sua empresa. Oferecemos a você um full service de qualidade. Entenda melhor nossos serviços:

  1. Plataforma digital

    Nós disponibilizamos toda a infraestrutura com uma plataforma robusta para que sua empresa tenha um domínio online e possa vender qualquer produto do seu estoque, independentemente de onde estiver, no e-commerce.

  2. Marketing digital

    Além da plataforma digital para o seu e-commerce, nós fazemos todo trabalho de marketing digital por meio de uma agência Full Service. Fazemos a gestão de campanhas digitais, SEO, criação de conteúdo, inbound marketing, métricas e outras diversas ferramentas para fazer a gestão da sua venda com qualidade e resultado.

  3. Logística integrada e customizável

    A Supporte mantém o foco na performance do cliente. Ele poderá definir um projeto exclusivo e customizado para facilitar sua logística, com diminuição de custos e aumento do giro de vendas. Dispomos de infraestruturas online e offline, organizadas estrategicamente para melhor atendê-lo.

  4. Distribuição e venda B2B

    Nossa plataforma de logística possui alcance nacional, e nossos armazéns gerais estão localizados em pontos estratégicos do país. Trabalhamos com transportes aéreo, rodofluvial, cabotagem e ferroviário. Nossos serviços de logística B2B e B2C são fundamentados em quatro pilares: transportes, CRM, armazenagem e e-commerce.

  5. Fulfillment

    Abarcamos o processo de venda completo, da loja até o consumidor final. Dispomos de ampla rede logística e de transporte, que atende todo o Brasil, priorizando a entrega no prazo.


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