Logística Lean: como esse sistema pode trazer mais eficiência para seu negócio

Supporte Logística | 29 de maio de 2019 | Gestão, Logística

Qual empresário não gostaria de entregar o melhor aos seus clientes e, ao mesmo tempo, reduzir os custos de operação? A resposta certamente seria todos, mas a maioria não sabe o caminho das pedras para alcançar esse objetivo. Na década de 1970, a montadora japonesa Toyota já pensava nisso e, para melhorar o fluxo interno, criou um método chamado Lean, que buscava identificar todas aquelas atividades que agregavam valor aos produtos ou serviços e eliminar tudo aquilo que gerava desperdício – superprodução, retrabalho, defeitos, atrasos.

E esse sistema deu tão certo que serve de modelo até hoje para muitas organizações. Quer saber mais sobre ele, quais os benefícios e ainda como aplicá-lo no seu negócio? Então confira as dicas que separamos para você ficar por dentro do assunto e transformar os processos da sua empresa!

O que é Logística Lean?

A Logística Lean é uma metodologia busca a otimização das atividades logísticas e Supply Chain das organizações visando a redução de custos por meio de operações mais simples e eficientes em todo o processo, da fabricação ao transporte. Ou seja, a produção deve ser enxuta e adicionar valor ao produto ou serviço. Para isso, cada área tem que analisar onde estão seus gargalos e trabalhar para removê-los.

Pilares da Logística Lean:

  1. Minimização do estoque
    Ter excesso de estoque é um prejuízo para a empresa, já que os custos envolvidos com essa quantidade extra de mercadorias poderia ser investido em outras áreas. Então, para otimizar os gastos e os processos, é importante mantê-lo reduzido, deixando apenas aquilo que será usado. Nesse ponto entra a metodologia Just in Time, modelo também adotado pela Toyota, em que o produto só é feito depois de vendido, ou seja, não há estoque de peças finalizadas nem matérias-primas. Tudo é fabricado, como o próprio nome sugere, “na hora certa”.
  2. > Excesso de estoque: como lidar com ele sem que as mercadorias faltem

  3. Sincronia de processos
    Para que o primeiro item funcione, é essencial que todos os elos da cadeia de suprimentos estejam operando em sinergia. Esse passo necessita da integração dos colaboradores, que devem trabalhar em equipe, com qualidade e sempre com um objetivo claro, evitando o desperdício de tempo, como o retrabalho.
  4. Otimização do fluxo
    Todas as operações podem ser melhoradas. A busca por aprimoramento contínuo ajuda a superar falhas que resultam em custos, aperfeiçoar os serviços prestados e maximizar os lucros do negócio.

Para poder alcançar esses pilares, deve-se seguir os princípios básicos da Gestão Lean:

  • Envolvimento dos funcionários, que devem trabalhar com espírito de equipe.
  • Autonomia, responsabilidade e qualidade.
  • Melhoria constante.
  • Redução do tempo de realização de tarefas.
  • Padronização de tarefas para eliminar o retrabalho e desperdício.
  • Documentação de práticas eficientes para incluir nos procedimentos da empresa.

Por que aplicar a Logística Lean?

As empresas têm muito a ganhar ao adotar o sistema Lean. Para começar, com a redução do desperdício e aumento da produtividade é possível maximizar os lucros. Além disso, com todo o grupo trabalhando com mais foco e atento às melhorias, o atendimento prestado ao cliente e a qualidade dos produtos cresce consideravelmente. Tudo é bem aproveitado, desde o espaço do armazém até as matérias-primas, mão de obra e tempo.

Como implementá-la na minha empresa?

Seguir essa metodologia, como visto, pode trazer diversas vantagens para seu negócio. Mas é importante ter atenção antes de deixar seu estoque em nível mínimo. Tenha certeza de que seus funcionários estão comprometidos e cientes desse novo processo, trabalhando em sintonia, e também alinhe com seus fornecedores sobre a necessidade de cumprirem os prazos acordados para não acabar atrapalhando a produção. Todos devem estar aptos antes da adoção desse tipo de estratégia para não causar atrasos que possam abalar sua relação com o consumidor.

Conheça outros métodos que podem ajudar no seu negócio:
> Kanban e Kaizen
> Milk Run
> Picking e Packing

Agora você que já conhece mais sobre o sistema Lean, coloque em prática com sua equipe para gerar economia, produtividade, organização e, claro, mais lucros para a empresa. Mas, se estiver com dificuldades em tornar isso possível, conte com o apoio de quem tem soluções sob medida para a sua realidade, a Supporte.

Com 20 anos de experiência em logística, oferecemos as serviços customizados de acordo com a sua necessidade, do transporte de mercadorias até a hospedagem em armazéns de altíssimo nível e a criação da sua loja online. Conheça todos os serviços e fale com nossa equipe de especialistas que está pronta para ajudá-lo!

Clique no banner abaixo, preencha o formulário e entraremos em contato com você.