FIFO: qual a importância desse sistema de armazenagem?

Supporte Logística | 16 de julho de 2019 |

A organização do armazém e controle dos produtos que entram ou saem de um estoque é essencial para uma empresa. Essa combinação que irá ajudar a evitar furos, perdas, avarias e erros, que impactam diretamente nos lucros do negócio.

Para que essa gestão do fluxo de mercadorias seja possível, existem alguns métodos específicos que podem ser utilizados, como o FIFO. Já ouviu falar dele e sabe como funciona? A Supporte explica melhor e ainda apresenta outros sistemas de armazenagem que são bastante comuns e talvez você os use sem saber. Confira!

O que é FIFO?

O método FIFO, que significa “first in, first out” ou, em português, “primeiro que entra, primeiro que sai”, é um sistema de armazenagem que trabalha conforme a sequência da entrada das mercadorias ao estoque, sempre priorizando o despacho daqueles lotes que chegaram antes.

Ele é utilizado para manter o armazém sempre atualizado, evitando que as mercadorias acabem se tornando obsoletas, desgastadas ou mesmo que percam a validade. Assim, trabalha em fila, fazendo com que aqueles itens mais velhos necessariamente saiam do estoque antes.

Geralmente essa técnica é utilizada em estoques que possuem giro mediano, com shelf life longo, não perecíveis ou mesmo sem vencimento determinado.

Por que utilizar o FIFO?

O método FIFO pode trazer uma série de benefícios para a sua empresa, desde a organização até o fluxo de caixa. Veja alguns deles:

  • Redução de custos
    Com total controle sobre o que está entrando e saindo do estoque, é possível aumentar o fluxo e reduzir o volume de mercadorias, impactando diretamente nos custos de armazenagem, evitar que o dinheiro fique retido e ampliar a margem de lucro geral.
  • Minimiza perdas
    Talvez uma das maiores vantagens desse método é que o manejo inteligente das mercadorias reduz significativamente o desperdício causado por produtos fora do prazo de validade.
  • Melhora a precificação
    Como não permanecem por tanto tempo no estoque por proporcionar giro mais rápido, os desequilíbrios entre os preços de entrada e saída de produtos tendem a diminuir consideravelmente.
  • Fácil execução
    Não tem uma operação tão complicada, então pode ser aplicado facilmente em empresas de diversos portes, tendo alta compatibilidade com a maioria dos softwares e métodos de controle utilizados.
  • Ganho de eficiência
    Como lida diretamente com a separação e expedição, contribui para a redução de erros operacionais e traz mais rapidez ao processo, agilizando os procedimentos de preparação do pedido e permitindo que ele chegue mais rápido ao consumidor.

O que é FIFO?

FEFO: o que é?

Outro sistema de armazenagem bastante utilizado é o FEFO. A sigla significa “first expire, first out”, que quer dizer à medida que os produtos se aproximam do seu prazo de vencimento, devem ser retirados do estoque. Essa é a lógica, que usa sempre como base a validade, não importando o tempo que o item chegou ao armazém, é utilizada principalmente no setor alimentício, em que o frescor é essencial para manter a qualidade e segurança de um produto.

E o sistema LIFO?

Apesar de terem siglas bem semelhantes, é importante saber que FIFO e LIFO são sistemas totalmente diferentes. Esse último significa “last in, first out” ou, traduzido para o português, “último a entrar, primeiro a sair”.

Ou seja, nessa metodologia os produtos que entraram mais recentemente no estoque deverão sair primeiro, com a lógica de repassar ao consumidor o mais rápido possível qualquer aumento no valor de compra das mercadorias para evitar prejuízos para a empresa. Obviamente, o LIFO não pode ser aplicado em produtos que tenham prazo de validade, e costuma ser mais utilizado para o estoque de eletrônicos, como televisões e celulares.

Agora, além de saber o que é o sistema de armazenagem FIFO e suas vantagens, você também já conheceu os sistemas FEFO e LIFO, que podem ser extremamente úteis de acordo com a necessidade de cada empresa. Mas, se estiver com dúvidas e problemas para manter o seu estoque organizado, tenha o apoio de quem entende do assunto: Supporte.

Contamos com armazéns de altíssimo nível para hospedar seus produtos, profissionais capacitados, segurança reforçada, tecnologia de ponta e ainda seguimos todos os procedimentos corretos para manter seus produtos sempre organizados e prontos para serem encaminhados aos clientes. Entre em contato conosco, conheça nossas soluções e nossa equipe especializada ajudará você a encontrar uma solução sob medida para seu negócio.