Entrepostos: por que eles são tão importantes para a logística no país?

Supporte Logística | 24 de abril de 2019 |

A Zona Franca de Manaus (ZFM) foi idealizada com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da Amazônia Ocidental. Estar na ZFM garante inúmeros benefícios para as indústrias, entre eles:

  • Redução de até 88% do Imposto de Importação (I. I.)
  • Isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (I. P. I.)
  • Redução de 75% do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica
  • Suspensão da contribuição para o PIS/PASEP e Cofins nas operações internas

Hoje, mais de 50 anos depois, abriga cerca de 600 indústrias de diversos setores, com destaque para televisores, motocicletas e aparelhos de celular, conquistando um faturamento de R$ 81 bilhões em 2017.

Mesmo com tantos benefícios as indústrias ainda enfrentavam dificuldades logísticas e para facilitar o escoamento da produção para o mercado nacional, foram criados os entrepostos. Esses espaços vêm melhorando a logística, descentralizando os estoques e permitindo que a distribuição de mercadorias da ZFM seja feita de forma ágil para todo o país. Quer conhecer mais sobre eles? Então saiba melhor o que são, quais as vantagens e descubra as soluções que a Supporte tem para oferecer às empresas do Polo Industrial de Manaus.

O que é um entreposto?

O entreposto é uma estrutura logística que funciona como um grande armazém. Ele tem como função receber os produtos das empresas instaladas na Zona Franca de Manaus, sendo utilizado como uma extensão da indústria.

Significado de entreposto e para que serve

Quais as vantagens de utilizar um entreposto?

Para as indústrias da ZFM que optam por utilizar um entreposto, existem diversos benefícios. Inicialmente, no período em que está armazenada nessas instalações, a mercadoria garante os mesmos benefícios da ZFM além de interromper temporariamente a incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O tributo só é cobrado depois, quando é feita a venda definitiva do fabricante para o varejo ou atacado. Ou seja, nesse período permanece como se não tivessem saído de Manaus.

Como funciona o recolhimento do ICMS?

Diferente de outras modalidades, como o processo sem Substituição Tributária, em que o recolhimento é feito em todas as etapas (indústria, armazém e ponto de venda) até chegar ao consumidor final, o pagamento do ICMS é feito apenas na hora da venda ao cliente ou em até 180 dias. Uma forma inteligente e estratégica de otimizar o fluxo de caixa.

Além da vantagem tributária, também existem benefícios relacionados à logística. Isso acontece porque os entrepostos estão estrategicamente localizados em pontos importantes para escoamento da produção. Com isso, é possível reduzir os custos de transporte e também o prazo de entrega do produto ao cliente.

Supporte: Há 20 anos oferecendo as melhores soluções em logística

Entrepostos Supporte

A Supporte opera 2 dos 4 entrepostos da ZFM no Brasil. O primeiro fica na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, e pode ser considerado o mais bem localizado do Brasil, já que fica em um dos maiores polos logísticos do país, que concentra grandes atacadistas, indústrias e empresas de agronegócios, abrangendo ⅔ do consumo nacional e 65% do Produto Interno Bruto (PIB) em um raio de 600 quilômetros. A posição geográfica privilegiada também permite rápido acesso aos mais importantes centros comerciais e industriais.

Suas instalações de alto padrão têm 300.000 m² de área total, sendo 39.000 m² para armazenagem, 20.000 m² para estacionamento de caminhões e 20.000 m² de espaço para containers, além de 50.000 posições-paletes, 60 docas para recebimento/expedição simultâneas e estrutura com pé direito livre de 10 metros. Além disso, o entreposto da Supporte em Uberlândia conta com salas para abertura de filiais in site.

O segundo entreposto está localizado em Ipojuca, Pernambuco, o centro logístico do Nordeste. Localizado a menos de 10 quilômetros do Porto de Suape, conta com 55.000 m² de área total, 26.000 m² de área de armazenagem, 37.000 posições-paletes, 88 docas de recebimento/expedição simultâneas, 24.000 m² de estacionamento de 5.000 m² de espaço para containers.

Estrutura logística completa da Supporte

Mais que uma estrutura moderna e completa, nossos entrepostos também oferecem toda a proteção necessária para as mercadorias de nossos clientes. Para isso, contam com efetivo de vigilância armada para pronta resposta com apoio, monitoramento de alarme externo, central de monitoramento 24 horas, portaria blindada com eclusa e sistemas inteligentes de sensores, além de controle rigoroso do fluxo de pessoas no armazém.

Para assegurar sempre a excelência nos serviços prestados, também trabalhamos em processos com ênfase na gestão e medição de processos. Nossa qualidade se baseia em garantir a satisfação dos clientes, promover a capacitação de nossos colaboradores e melhoria contínua das operações. Hoje, a Supporte conta, inclusive, com a certificação ISO 9001/2015.

Quais os pré-requisitos para utilizar o entreposto?

  • Os produtos precisam ser industrializados e incentivados com projeto aprovado na Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA).
  • Adesão da indústria ao Decreto específico da Secretaria da Fazenda do Amazonas que regulamenta o acordo estabelecido no Protocolo 85/2008 por meio do Ato Declaratório junto à SEFAZ-AM – Decreto 30.015.


Estrutura de alto nível, entrepostos com localização privilegiada, redução do custo fixo, incentivo fiscal que permite a otimização do seu fluxo de caixa e a confiança de uma empresa que já atua há 20 anos no setor de logística. Essas são apenas algumas das diversas vantagens que a Supporte tem a oferecer para sua empresa. Entre agora em contato com nossa equipe especializada e encontraremos as melhores soluções sob medida para seu negócio!

Supporte Full Commerce: Armazenagem, transporte e distribuição e Full Service