Melhore seu fluxo de caixa utilizando os entrepostos da Supporte

Supporte Logística | 21 de outubro de 2019 |

A Zona Franca de Manaus (ZFM) foi criada para impulsionar o desenvolvimento da região Amazônica. Essa área de livre comércio de importação e exportação criou oportunidades para muitos negócios, mas sua posição geográfica acabava transformando a operação logística algo muito complexo. Foram então criados os entrepostos, que permitiram que a indústria avançasse seus estoques para lugares mais próximos aos centros de consumo. Ou seja, uma forma de facilitar e agilizar o escoamento da produção do Polo Industrial de Manaus (PIM) sem perder os benefícios na própria Zona Franca.

Hoje, a Supporte opera dois entrepostos no país, que estão localizados em dois pontos estratégicos no território nacional: Uberlândia, em Minas Gerais, e Ipojuca, em Pernambuco. Com alta capacidade de resposta ao crescimento das vendas, eles se tornaram uma ótima oportunidade para as empresas instaladas no PIM que desejam descomplicar a logística, economizar, alavancar os negócios e otimizar o fluxo de caixa.

São 22 empresas (16 na unidade do Sudeste e 06 do Nordeste), de diversos segmentos – papelaria, barbeadores, motocicletas, bicicletas, insumos alimentícios, relógios, jogos, som automotivo, condicionadores de ar, ventiladores, embalagens, fitas, cimento, argamassa e outras – que utilizam atualmente esses espaços, direcionando quase toda a sua produção para o mercado interno. Um valor de movimentação e transporte estimado em 3,3 bilhões em mercadorias no ano passado.

Incentivos fiscais dos entrepostos da ZFM

  • Recolhimento do ICMS apenas no momento da venda ou pelo prazo de até 180 dias.
  • Redução de até 88% do Imposto de Importação (II).
  • Isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
  • Redução de 75% do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ).
  • Suspensão da contribuição para o PIS/PASEP e Cofins nas operações internas.

Entreposto de Uberlândia

Ter um estoque localizado em uma região estratégica é uma das grandes vantagens de utilizar um entreposto. E a unidade da Supporte localizada em Uberlândia é o melhor exemplo disso. Criado em 2010, foi o segundo do Brasil – depois apenas de Resende, Rio de Janeiro, que encerrou suas atividades no início do ano – e o único em Minas Gerais.

A cidade, conhecida como Capital da Logística, concentra os maiores distribuidores atacadistas do país, indústrias e empresas de agronegócios. Em um raio de 600 quilômetros, está aproximadamente 65% do Produto Interno Bruto (PIB) e ⅔ do consumo nacional.

Além da posição geográfica privilegiada, a infraestrutura também é um dos seus grandes diferenciais. Interligada às principais rodovias e ferrovias do país, possibilita o rápido acesso aos mais importantes centros comerciais e industriais. A existência de um porto seco na região, também operado pela Supporte, facilita a exportação de mercadorias.

Por estar em excelente localização, os prazos de entrega caem drasticamente. Sem o entreposto, produtos que eram faturados diretamente no Polo Industrial de Manaus poderiam levar cerca de 15 dias para chegarem ao destino. Agora, com a possibilidade de avançar o estoque para tão próximo do mercado consumidor, esse tempo pode ser muito reduzido.

Mas não só pela região o entreposto de Uberlândia destaca-se. Sua estrutura de alto padrão têm 300.000 m² de área total, sendo 39.000 m² para armazenagem, 20.000 m² para estacionamento de caminhões e 20.000 m² de espaço para containers, além de 50.000 posições-paletes, 60 docas para recebimento/expedição simultâneas, estrutura com pé direito livre de 10 metros e salas disponíveis para abertura de filiais in site.

Entreposto de Ipojuca

O entreposto de Ipojuca é o terceiro do país e o primeiro do Nordeste. Centralizado na região, transformou-se em um importante centro logístico, pois tem acesso marítimo, está localizado a apenas 10 quilômetros do Porto de Suape e, em um raio de 800 quilômetros, ficam sete capitais e quase 90% do PIB do NE.

De acordo com estimativas da SEFAZ – AM, esse entreposto reduziu para dois dias o tempo que antes era de pelo menos duas semanas para uma mercadoria chegar aos centros consumidores da região.

A estrutura em Ipojuca conta com 55.000 m² de área total, 26.000 m² para armazenagem, 37.000 posições-paletes, 88 docas de recebimento/expedição simultâneas, 24.000 m² de estacionamento e 5.000 m² de espaço para containers.

Muito mais para sua empresa

Além de estarem localizados em pontos estratégicos e uma estrutura completa para hospedar seus produtos, a Supporte ainda oferece:

  • CRM exclusivo, que auxilia em todas as necessidades da empresa, como agendamento de entregas, acompanhamento de transportes, gestão de KPIs contratuais, prevenção e tratativa de ocorrências, além de tirar dúvidas, antecipar necessidades e buscar as melhores soluções e oportunidades com proatividade e atenção.
  • Certificação ISO 9001:2015 (Bureau Veritas) e Governança Corporativa (Consultoria Deloitte).
  • Programa especializado para gerenciamento de risco.
  • Controle de segurança rigoroso – monitoramento de alarme, vigilância armada, circuito fechado de TV 24 horas, grande cautela no fluxo de pessoas no armazém, etc.
  • Soluções completas e especializadas – opções de transporte com sincromodalidade e hospedagem de alto nível – que possibilitam que os clientes foquem no core business enquanto a Supporte cuida toda a logística.

Como utilizar esse serviço?

Para poder aproveitar todos os benefícios dos entrepostos da Zona Franca de Manaus da Supporte, a empresa precisa produzir itens incentivados com o projeto aprovado na Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), por meio de um processo produtivo básico. Além disso, é necessária a adesão ao decreto específico da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (SEFAZ – AM), que regulamenta o acordo.

Ficou interessado em utilizar os entrepostos da Supporte para alavancar sua empresa? Entre em contato agora e tire todas as suas dúvidas. Aproveite essa oportunidade de economizar, simplificar os processos de logística, atender muito mais rápido aos seus clientes e ainda otimizar o fluxo de caixa. Fale com a Supporte!