Entrega: como reduzir prazos e aumentar a satisfação dos clientes?

Supporte Logística | 10 de setembro de 2019 |

Oferecer soluções para que os clientes fiquem satisfeitos é um desafio constante para as empresas. Hoje, o consumidor está cada vez mais exigente, e busca por opções imediatas, eficientes, personalizadas e que tragam mais facilidade para o dia a dia. Entre todos os itens que podem ser aperfeiçoados para gerar uma experiência positiva, o prazo de entrega pode ser considerado um grande diferencial competitivo.

Clientes fiéis aceitam pagar mais caro em um produto por terem a segurança de que ele realmente chegará em suas mãos no tempo indicado e em perfeito estado. Por isso, a logística tem se tornado um pilar fundamental para os negócios. Se o seu objetivo é conquistar o público e também manter por perto quem já conhece sua marca, veja as estratégias que a Supporte separou para ajudá-lo nessa tarefa!

1. Modernização de processos

Investir em soluções tecnológicas não é só uma tendência, mas uma necessidade para quem deseja melhorar a eficiência dos processos da empresa, pois elas garantem mais segurança, agilidade e assertividade em cada etapa, inclusive na entrega.

Com a automatização de processos como o picking, por exemplo, o lead time torna-se muito menor, fazendo com que a mercadoria possa ser despachada com mais rapidez. O tempo de transporte não é reduzido, mas essa ajuda extra faz com que o produto chegue mais rápido ao consumidor.

O acompanhamento online do andamento da movimentação da mercadoria é outra alternativa bem interessante que acaba com as incertezas do cliente quanto ao serviço prestado, deixando a essa etapa mais transparente.

2. Atualização constante do estoque

O estoque é outro item que deve ser levado a sério, afinal ausência de materiais pode fazer com que a empresa perca vendas, já o excesso pode acarretar em desperdício. Para evitar demora na liberação do produto, é fundamental que o controle seja rigoroso, com registro de cada entrada e saída de peças.

Além disso, a organização do galpão também é fundamental para evitar que se perca tempo para reunir tudo o que é necessário em um pedido. Cada minuto é valioso – tanto para a loja quanto para o cliente.

3. Mapeamento de atividades e análise de indicadores

Seguir padrões na execução de atividades reduz desperdícios e erros. Por isso, é importante mapear e avaliar a forma com que cada etapa é realizada, buscando formas de melhoria contínua no método de trabalho utilizado em cada uma delas. Indicadores de desempenho também fornecem dados importantes, que ajudam a indicar falhas e oportunidades que podem ser implementadas. Com todas essas informações, fica muito mais fácil aprimorar os processos e reduzir o prazo para as fases envolvidas na entrega.

4. Terceirização dos transporte

O transporte próprio muitas vezes pode acabar sendo desvantajoso em muitos negócios. Colocar tudo na ponta do lápis pode ajudar a saber se é hora de procurar um parceiro para realizar as viagens, já que com vários clientes é mais simples para a empresa especializada manter um fluxo para todas as regiões do país. Além disso, muitos custos podem ser cortados com essa opção: pessoal, frota, manutenções, etc.

> Veja como escolher o parceiro ideal para as entregas da sua empresa

5. Armazenagem em pontos estratégicos

A localização dos espaços de armazenamento dos produtos é um aspecto que não deve ser ignorado por quem precisa agilizar a entrega. Estar em um ponto de fácil acesso e com infraestrutura adequada (rodovias, ferrovias e terminais marítimos, por exemplo) permite que o escoamento seja mais rápido e, consequentemente, diminua o tempo para que o pedido chegue ao consumidor.

Porém nem sempre é simples conseguir um galpão adequado e construí-lo pode ser um investimento inviável para a empresa, que terá que arcar ainda com custos de funcionários, maquinário, manutenção, entre outros. Mas, para solucionar esse problema existem soluções como os armazéns da Supporte, que estão situados nos principais hubs logísticos do país, prontos para abrigar seus produtos.

São espaços próprios de alto nível, com mais de 120.000 m² de área total e 200 docas para recebimento/expedição simultâneas, que irão agilizar os processos e fazer com que sua mercadoria chegue com mais agilidade ao consumidor.

Os armazéns gerais da Supporte priorizam a qualidade na hospedagem. Além da infraestrutura ideal e extremamente segura, eles são administrados por uma equipe treinada que, seguindo processos certificados, utiliza softwares de última geração para garantir uma gestão impecável do estoque. O inventário tem um controle rigoroso e, para isso, auditorias acontecem constantemente. Uma combinação de fatores que irá ajudar a reduzir não só os prazos de entrega, mas também facilitar o dia a dia das empresas!