Economia: como reduzir os custos logísticos da empresa?

Supporte Logística | 27 de junho de 2019 | Economia

A logística já foi considerada apenas uma área operacional das empresas, mas isso acabou se transformando com o passar dos anos e, hoje, esse setor é considerado essencial para o sucesso de um negócio. Porém, mais do que muito planejamento, organização e cuidado em cada etapa executada, é importantíssimo estar atento aos gastos envolvidos nesse processo, o que se tornou um verdadeiro desafio para os gestores. Ainda bem que algumas medidas podem ser adotadas no dia a dia para otimizar esses custos logísticos. Ficou interessado em saber como isso é possível? Veja as dicas que a Supporte separou para você conseguir controlar as despesas envolvidas nessa área tão importante e garantir a lucratividade do seu negócio. Confira!

O que são custos logísticos?

Antes de mais nada, é importante reconhecer o que faz parte dos tão comentados “custos logísticos”. Eles são formados por todos aqueles gastos relacionados ao processo de estocagem, embalagem, movimentação de materiais, tributos, transporte, planejamento e outros, que podem variar de acordo com as características de cada empresa.

Todos os itens que o compõem precisam ser contabilizados para evitar prejuízos. Normalmente é formado por quatro principais fatores:

  1. Armazenagem
    Recebimento, armazenamento e despacho.
  2. Transporte
    Transferência entre pontos de armazenagem, unidades de distribuição, etc.
  3. Movimentação
    Tudo o que está envolvido para o deslocamento de mercadorias que ocorre internamente, desde máquinas, como empilhadeiras, até a equipe designada para essa tarefa, por exemplo.
  4. Estoque
    Todo o custo para manter o estoque de materiais (matérias-primas, insumos, produtos finalizados, etc).

Criar um fluxo para mapear cada uma dessas etapas pode ajudar a conhecer com mais clareza as despesas que fazem parte desses processos.

Como reduzir os custos logísticos?

Sabendo quanto todas essas etapas estão sendo dispendiosas para seu negócio, é hora de comparar todos esses gastos com o orçamento e identificar quais categorias estão pesando mais no caixa, quais merecem atenção e o que já está sendo feito da maneira correta. Esses números também oferecem a vantagem de um acompanhamento mais preciso dos resultados, ajudando na tomada de decisões e definição de metas para a empresa.

Com isso tudo em mãos, é hora de começar a trabalhar para melhorar os pontos que causaram mais alerta nessa lista. Logicamente isso irá mudar dependendo de cada situação. Mas, para ajudar você, separamos algumas ideias que podem ser muito úteis para iniciar esse processo. Conheça!

  • Trabalhe com previsão de demanda
    O histórico de vendas pode revelar quais os períodos em que há mais procura por determinados itens. Então, com esses dados é possível organizar a compra dos produtos, adaptando à realidade da época do ano. Isso influencia diretamente nos custos operacionais, uma vez que o estoque compromete o capital de giro. Com esse controle, evita-se prejuízos com desperdícios (perda do prazo de validade, por exemplo), excessos e também falta de mercadorias, outro item que pode acabar gerando perdas para a empresa.
  • Excesso de estoque: como lidar com ele sem que as mercadorias faltem

  • Otimize as rotas
    Mais do que economia de combustível, ter um bom planejamento antes de um caminhão pegar a estrada evita desgastes desnecessários no veículo, garante entregas mais rápidas, possibilita o melhor aproveitamento em cada viagem e livra o motorista de passar por rotas perigosas ou congestionadas.E isso tudo pode ser facilmente controlado com a ajuda da tecnologia. Hoje existem no mercado diversos softwares que são capazes de monitorar o deslocamento em tempo real, traçam caminhos mais curtos, seguros e fornecem outras diversas informações que podem auxiliar o gestor a identificar situações que podem gerar gastos extras.
  • Fique de olho nos gastos com combustível
    Sistemas de entregas programadas podem contribuir muito para reduzir esse gasto, mas é possível ir além. Alguns maus hábitos do motorista afetam e muito na performance do caminhão, aumentando o consumo e podendo também levar à redução da vida útil de outros componentes.Para evitá-los, nada mais eficaz que conversar constantemente com a equipe para orientá-la sobre as melhores práticas ao volante, como evitar acelerações ou freadas bruscas, utilizar a calibragem adequada para os pneus, estar atento ao balanceamento e evitar o excesso de carga.Outro ponto importantíssimo é a qualidade do combustível. Procure listar quais os postos de confiança nas principais rotas de transporte e, se possível, estabeleça parcerias. Com isso, você pode conseguir um preço especial, rendendo ainda mais economia.
  • Elimine processos desnecessários
    Processos ineficientes geram perdas para a empresa. Quando o assunto é logística, é importante rever alguns pontos relacionados ao transporte e a armazenagem. No primeiro caso, deve-se cortar a ociosidade de cargas. Isso quer dizer que é preciso evitar ao máximo ter que efetuar um transporte para uma só mercadoria e também que esse caminhão retorne vazio.Lembre-se de todos os custos envolvidos somente nesse processo: equipamento, combustível, salário do funcionário e outros. Tudo deve ser bem aproveitado para poder enxugar os gastos.Quando o assunto é armazenagem, o próprio layout do galpão pode estar atrapalhando nos processos e gerando gargalos. Repense a estrutura, identifique as prateleiras, trabalhe em formas de agilizar a localização de produtos e mude tudo aquilo que possa estar atrapalhando o fluxo de pessoas e máquinas. Afinal, tempo também é dinheiro e deve ser utilizado da melhor forma.
  • Logística Lean: como esse sistema pode trazer mais eficiência para seu negócio

  • Automatize processos
    Apesar de gerar um custo inicialmente, investir em tecnologia pode contribuir muito para a redução dos custos totais da operação ao longo do tempo. Sistemas de gestão ajudam a aumentar a produtividade, mostrando os pontos que precisam de melhoria – como aqueles que têm gerado retrabalho, por exemplo – e fornecem insights importantes que ajudarão na tomada de decisões.
  • Cuidado com os cortes
    Apesar de alguns cortes parecerem tentadores para quem está precisando economizar com custos logísticos, é preciso ter atenção em alguns pontos que podem gerar problemas. Um bom exemplo disso é o packing. Esse é um processo importante da sua empresa e, logicamente, necessita das embalagens para acontecer. Porém, ao procurar simplesmente uma solução alternativa e mais barata, sem avaliar sua durabilidade e se é adequada ao produto, pode fazer com que o acondicionamento não seja o ideal. Como resultado, as mercadorias sofrerão avarias e, consequentemente, essa “economia” geraria mais gastos com a devolução ou troca, sem falar na insatisfação do consumidor.

Logística terceirizada

Aquisição de caminhões, contratação de motoristas, despesas com combustível, investimento em tecnologia, contas da estrutura do galpão e preocupação em ter maior controle de estoque são apenas alguns dos vários itens que podem ser eliminados com a contratação de uma empresa terceirizada para cuidar de toda a logística do seu negócio.

Afinal, acompanhar todos os processos para entregar o melhor ao consumidor não é uma tarefa rápida ou fácil, mas ao ter o apoio de quem tem expertise nessa área, com a estrutura e equipe necessárias para que tudo aconteça como deve, fica muito mais simples. Isso pode ser possível com a ajuda de quem tem 20 anos de experiência nesse assunto, a Supporte. Veja algumas das várias vantagens oferecidas e saiba porque essa é a opção certa para o seu negócio.

  • Já pensou em poder focar todos os seus esforços no seu core business sem outras preocupações? Fique tranquilo, pois a Supporte cuida de todos os processos, do armazenamento até a entrega, para que você tenha tempo para realizar outras atividades importantes.
  • Uma equipe altamente capacitada está pronta para cuidar da sua empresa. E, além disso, ao contratar os serviços você terá à sua disposição um funcionário exclusivo de CRM para atendê-lo e prestar o apoio necessário nas mais diversas situações, da gestão de KPIs contratuais até o acompanhamento de transportes.
  • Tenha ao seu alcance uma solução moderna para fornecer todas as informações mais importantes sobre sua empresa quando precisar. O SuppData é uma plataforma que coleta dados em tempo real e permite a consulta dos resultados diários e acompanhamento das operações logísticas com agilidade e praticidade.
  • Pensando nas soluções que envolvem armazenagem? A Supporte dispõe de uma estrutura de altíssimo nível para que você possa hospedar seus produtos. São armazéns gerais, entrepostos e porto seco, além da possibilidade de abertura de filiais in site para garantir vantagens fiscais.
  • E quando o assunto é transporte, a Supporte também tem as melhores soluções para o seu negócio. Atuação com sincromodalidade, além de serviços de transporte lotação, fracionado, DTA e courier para atender sua necessidade conforme a demanda.

Você conheceu algumas maneiras de reduzir os gastos com logística na sua empresa e viu como a opção de terceirização com a Supporte pode ajudá-lo. Entre agora em contato e descubra muito mais sobre os serviços customizados pensados para facilitar o seu dia a dia.